Policiais da Itália e Espanha desmantelam quadrilha de narcotraficantes

Roma, 10 jan (EFE).- A polícia da Itália anunciou nesta terça-feira o desmantelamento, em cooperação com a Polícia Nacional da Espanha, de uma rede mafiosa de narcotraficantes que fazia chegar ao solo italiano cocaína procedente da América do Sul.

Na operação, denominada "Buena Ventura", foram detidas hoje várias pessoas em distintas regiões italianas, e as investigações continuam em Reggio Calabria, Milão, Nápoles, Bolonha e Pescara, de acordo com um comunicado da Polícia de Estado italiana.

Entre os detidos estão várias pessoas vinculadas à família Morabito-Bruzzanti-Palamara que eram responsáveis de uma "'ndrina", um dos grupos de base da 'Ndrangheta, a máfia calabresa.

Segundo os dados da polícia italiana, há 19 mandados de prisão contra outras tantas pessoas e se também emitiram ordens de prisão preventiva contra outras 18 pessoas pelos supostos crimes tráfico internacional de drogas.

O desmantelamento da rede contribuíram com operações realizadas tanto na província da Reggio Calabria como no Aeroporto de Madrid-Barajas que impediram a chegada de uma carga de 35 quilos de cocaína procedentes da Colômbia.

A rede operava entre Itália e Colômbia, Peru, República Dominicana e Espanha, segundo os dados divulgados pela polícia italiana, afirmando que poderiam apreender uma grande quantidade de cocaína.

A operação "demonstra a força e a capacidade dos cartéis da Calábria em acordos com os narcotraficantes colombianos para importar do país sul-americano grandes quantidades de cocaína destinadas à distribuição em várias províncias italianas e na Europa", afirma o comunicado.

As investigações confirmaram "o papel de liderança das famílias da 'Ndrangheta na gestão do tráfico internacional de drodas", acrescenta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos