Forças iraquianas recuperam complexo governamental no leste de Mossul

Erbil (Iraque), 11 jan (EFE).- As forças antiterroristas iraquianas reconquistaram nesta quarta-feira um complexo governamental no centro de Mossul, perto da margem leste do Rio Tigre, na ofensiva lançada para expulsar da cidade o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O comandante das Forças Especiais, general Maan al Saadi, disse à Agência Efe que, depois que os militares libertaram totalmente o bairro de Al Dubat nesta manhã, eles entraram no estratégico distrito de Al Maliya, onde ocorreram violentos enfrentamentos contra o EI. Nesse bairro as forças especiais antiterroristas tomaram o controle do complexo governamental, que inclui os Departamentos de Comunicações e Correios da província de Ninawa, além dos edifícios da Autoridade de Investimentos, a Direção de Eletricidade e a Direção de Segurança Interior.

As tropas hastearam bandeira do Iraque no complexo governamental, o segundo mais importante da cidade, depois do que abriga a Prefeitura, situado na metade oeste, ainda no poder dos terroristas. Estes prédios fazem parte dos novos conjuntos que o governo de Ninawa construiu antes de Mossul cair nas mãos do EI.

As tropas iraquianas, apoiadas por tropas curdas "peshmerga" e milícias xiitas, assim como pela aviação e assessores militares da coalizão internacional, tentam expulsar o EI das áreas ocupadas desde junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos