Nazarbayev ordena reforma constitucional de separação de poderes

Astana, 11 jan (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, ordenou nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho que ficará responsável por reformar a Constituição para aperfeiçoar a separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O grupo de trabalho será liderado pelo chefe da Administração presidencial, Adilbek Dzhaksibekov, e integrado por membros do governo, do parlamento e da Suprema Corte, entre outros órgãos do Estado, além de especialistas.

Por ocasião das últimas eleições legislativas, realizadas em março do ano passado, Nazarbayev garantiu que seu país se propõe a reformar "progressivamente" o sistema político.

No final de 2016, Nazarbayev assinou um decreto em virtude do qual passam a ser redistribuídas as funções entre os Ministérios de Interior e de Economia, Saúde e Desenvolvimento Social.

Isto ocorreu pouco depois da substituição dos ministros das Relações Exteriores e da Economia, e em setembro o mesmo aconteceu com os titulares das pastas de Defesa e Justiça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos