Rússia debaterá prioridades durante fórum às vésperas da posse de Trump

Moscou, 11 jan (EFE).- A Rússia debaterá suas prioridades políticas a partir de amanhã no Fórum Gaidar, que terá sua 8ª edição com o foco voltado para a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"A Rússia e o Mundo. Eleição de Prioridades" é o título do fórum internacional que será inaugurado amanhã pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, e que contará com a presença de milhares de convidados.

Medvedev falará dos planos de desenvolvimento socioeconômico do governo russo justamente quando a economia nacional começa a sair da recessão na qual se encontra imersa desde o final de 2014.

Entre as mais de 100 conferências e debates, está previsto um discurso do ex-ministro de Finanças, Alexei Kudrin, colaborador próximo do presidente russo, Vladimir Putin, durante mais de uma década e que foi encarregado de elaborar uma estratégia de desenvolvimento para o país até 2025.

Um dos principais convidados será o presidente da empresa JP Morgan Chase Internacional, Yaakov Frenkel, que garantiu hoje na apresentação do fórum que a economia mundial mostrará este ano ritmos de crescimento maiores que em 2016.

Frenkel destacou que isso ocorrerá tanto no caso dos países desenvolvidos como dos emergentes e que os juros aumentarão nos EUA, o que qualificou como "boa notícia".

O Fórum Gaidar, que leva o nome do falecido pai das reformas pós-soviéticas (Yegor Gaidar) e tem a Agência Efe entre as empresas de comunicação que apoiam o evento, fará uma menção especial aos 40 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre Rússia e Espanha, com uma mesa-redonda dedicada à efemérides.

Esse ato será seguido pela inauguração de uma exposição de fotos da Efe, que inclui 60 momentos históricos das relações entre ambos países, tanto no âmbito político como artístico e esportivo.

Moscou e Madri estabeleceram relações pela primeira vez em 1722 quando Pedro I era o imperador russo e Felipe V o rei espanhol, laços que se romperam após a Guerra Civil espanhola e se restabeleceram em 1977 com a chegada da democracia à Espanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos