Peru reconhece alfabeto da língua nativa ocaina

Lima, 12 jan (EFE).- O governo do Peru reconheceu nesta quinta-feira a oficialidade do alfabeto da língua ocaina, idioma nativo falado por cerca de 100 indígenas que habitam áreas da Amazônia próximas à fronteira do país com a Colômbia.

Uma resolução do Ministério da Educação publicada hoje no jornal oficial "El Peruano" destacou que o alfabeto ocaina é composto por 37 grafias.

Os ocaina peruanos se encontram nas bacias dos rios Ampiyacu e Putumayo, situados na região de selva de Loreto, no nordeste do território peruano, segundo a base de dados de povos indígenas ou originais do Ministério da Cultura.

Os falantes da língua ocaina, classificada dentro do grupo linguístico huitoto, se reduziram consideravelmente durante o século XX pelo aumento de casamentos e relações sociais com mestiços e nativos de outras etnias.

O idioma ocaina é uma das 47 línguas que se falam no território peruano, junto ao espanhol, o quíchua, o aimara e outras 43 línguas amazônicas, entre as quais se destaca o asháninka.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos