Santos espera manter boas relações com EUA no governo de Trump

Bogotá, 12 jan (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, expressou nesta quinta-feira que está na expectativa sobre o que será o governo de Donald Trump nos Estados Unidos, embora espere que os países mantenham boas relações.

"É preciso esperar que Trump se posicione para ver quais serão suas políticas para a América Latina e para a Colômbia, porque ainda não se sabe. Eu espero que seja uma relação muito boa", afirmou Santos em entrevista à rádio "Caracol".

O líder acrescentou que convém à Colômbia manter boas relações com o governo dos Estados Unidos por se tratar de um parceiro estratégico e um país investidor.

Santos também lembrou que o ex-militar John Kelly, nomeado por Trump para liderar o Departamento de Segurança Nacional, disse em uma audiência no Congresso americano que "o melhor amigo que tem Estados Unidos na América Latina é a Colômbia".

Sobre o Tratado de Livre Comércio entre os países, Santos indicou que não acredita que as regras mudem.

"Foi um tratado muito favorável para ambos, mas mais ainda para eles em um curto prazo. Se algo acontecer e tivermos algum problema com o acesso de nossos produtos ao mercado americano, temos uma política de diversificar nossas exportações em muitos mercados desde que abrimos a economia", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos