Papa convida jovens a se fazerem ouvir para mudar o mundo

Cidade do Vaticano, 13 jan (EFE).- O papa Francisco convocou os jovens nesta sexta-feira a se fazerem ouvir para mudar o mundo, em carta escrita por ocasião da publicação do documento preparatório do Sínodo, que acontecerá em outubro de 2018 e que tratará da juventude.

Na carta, o papa explicou as razões para a escolha do tema da próxima Assembleia dos Bispos que será "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

"Quis que vocês estivessem no centro das atenções, porque os tenho em meu coração. Exatamente hoje foi apresentado o documento preparatório, que confio também a vocês como bússola ao longo deste caminho", afirmou.

Francisco destacou como os jovens enfrentam no mundo de hoje "prevaricação, injustiça e guerra" e disse que muitos são "submetidos à chantagem da violência e são forçados a fugir de sua terra natal".

Ele lembrou que durante a abertura da última Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado na Cracóvia, perguntou aos jovens se "Podemos mudar as coisas?" e que eles responderam com um forte "sim".

"Aquele grito nasce do seu coração jovem, que não suporta a injustiça e não pode submeter-se à cultura do descarte, nem ceder à globalização da indiferença. Escutem aquele clamor que vem do seu íntimo", ressaltou.

O pontífice explicou que um mundo melhor é construído também graças aos jovens e "ao seu desejo de mudança e generosidade".

"Não tenham medo de ouvir o Espírito que lhes sugere escolhas audaciosas, não hesitem quando a consciência lhes pedir para arriscar a fim de seguir o Mestre", convidou.

Hoje também a Igreja informou que criará um site com um questionário dirigido aos jovens cujas respostas servirão para preparar o Sínodo. Esta será a grande novidade da próxima Assembleia dos Bispos, que vai abordar os problemas atuais dos jovens e formas de a Igreja se aproximar deles.

De acordo com o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Lorenzo Baldisseri, o site e o questionário serão dedicados a todos os jovens, entre 16 e 29 anos, católicos ou "não crentes".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos