Trump sugere que pode suspender sanções à Rússia

Washington, 14 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu a possibilidade de suspender as sanções à Rússia impostas pelo atual mandatário, Barack Obama, se o Kremlin colaborar na luta contra o terrorismo e em outros objetivos.

Em entrevista ao "The Wall Street Journal", Trump afirmou, no entanto, que manterá intactas as sanções "pelo menos por um tempo".

"Se nos dermos bem com a Rússia e se realmente nos ajudarem, por que manter as sanções se estão fazendo coisas realmente boas?", questionou Trump na entrevista, em relação à política antiterrorista e a outros objetivos comuns.

Trump referiu-se assim às sanções econômicas a órgãos de espionagem, indivíduos e empresas de segurança cibernética russas que Obama impôs no fim de 2016 como represália pela suposta ingerência do Kremlin nas últimas eleições presidenciais nos EUA.

Obama, além disso, ordenou a expulsão do país de 35 diplomatas russos e de suas famílias.

Trump também reiterou sua disposição em se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, após sua posse marcada para a próxima sexta-feira. "Me parece que eles gostariam de se reunir, e isto seria bom", disse.

Na entrevista, Trump também foi perguntado sobre a política de "uma só China" de Pequim, que Washington reconhece desde 1979, quando rompeu suas relações diplomáticas com Taiwan, e respondeu que "tudo é negociável", inclusive esse reconhecimento.

O presidente eleito exigiu como condição para manter esta política que o governo chinês mostre mudanças em suas políticas monetárias e de comércio.

Trump iniciou em dezembro uma crise diplomática entre EUA e China ao conversar por telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. Este foi o primeiro contato em tal nível desde 1979.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos