Topo

Grupo de 81 baleias orcas negras aparece morta no litoral sul da Flórida

16/01/2017 19h26

Miami, 16 jan (EFE).- Ao menos 81 baleias orcas foram encontradas mortas neste fim de semana no litoral sul da Flórida, informou nesta segunda-feira a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos.

Os animais faziam parte de um grupo de 95 orcas que apareceram em Cayo Hog, no extremo sul da Flórida. Outras 13 baleias vistas na região estão desaparecidas e apenas uma conseguiu sobreviver. As autoridades agora tentam encontrá-las com ajuda da Guarda Costeira.

Das 81 baleias que faleceram, 72 morreram por causas desconhecidas e outras nove foram sacrificadas, indicou a NOOA em entrevista coletiva para dar detalhes sobre o assunto.

Segundo a agência norte-americana, os animais pesavam cerca de 700 quilos e tinham até 6 metros de comprimento. Entre o grupo havia machos e fêmeas, de todas as idades.

Ainda não se sabe o que ocorreu. As autoridades estão fazendo autópsias e colhendo amostras dos corpos das baleias para descobrir o que provocou a morte do grupo.

A região onde elas foram encontradas foi fechada pelo Serviço de Parques Nacionais dos EUA. A NOOA pediu nas redes sociais que, por segurança, barcos não passem na área, onde há a presença de tubarões.