Promotor descarta hipótese de terrorismo em ataque a boate mexicana

Playa del Carmen (México), 16 jan (EFE).- O promotor do estado mexicano de Quintana Roo, Miguel Ángel Pech Cen, descartou a hipótese de terrorismo no tiroteio registrado na madrugada desta segunda-feira em uma boate de Playa del Carmen, um ataque que deixou cinco mortos e 15 feridos.

"Não é um ataque terrorista", indicou o procurador em entrevista coletiva, explicando que quatro dos mortos faziam parte da equipe de segurança do Festival BPM, evento de música que encerrava hoje sua décima edição na boate Blue Parrot de Playa del Carmen, no Caribe.

Dois canadenses - um deles supervisor de segurança -, um italiano e um colombiano morreram ao tentar evitar o ataque. A outra vítima é uma mulher, que teria falecido durante a correria que ocorreu depois dos disparos feitos pelo atirador dentro da boate.

Pech Cen disse que o governo do México está coordenando a entrega dos corpos com as autoridades de Itália, Colômbia e Canadá. Dos 15 feridos, afirmou o promotor, oito já receberam alta.

As autoridades ainda não sabem o motivo do crime. A imprensa local indica que o ataque pode ter relação com uma disputa de grupos organizados rivais para controlar a venda de drogas nas boates e bares de Playa del Carmen, uma cidade turística no Caribe.

De acordo com as investigações preliminares, além do atirador, outras duas pessoas também teriam participado do ataque, mas não abriram fogo contra as pessoas que estavam no local.

Três pessoas foram detidas nos arredores da boate pouco depois do incidente, que ocorreu por volta das 3h locais (6h em Brasília). No entanto, ainda não há provas de que eles participaram do ataque.

Pech Cen explicou que alguns dos mortos foram encontrados na praia da boate. Os agentes estão percorrendo os estabelecimentos da região para obter imagens gravadas pelas câmeras de segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos