Topo

Unasul se despede de Obama com elogios e espera que Trump aprenda com legado

16/01/2017 21h21

Quito, 16 jan (EFE).- A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) afirmou nesta segunda-feira que a América Latina se despede com aplausos do presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, Barack Obama, por seus esforços em melhorar a política migratória americana, a abertura com Cuba e o apoio aos diálogos de paz na Colômbia.

A Secretaria Geral da Unasul, com sede em Quito, também expressou sua esperança de que o sucessor de Obama, o republicano Donald Trump, aprenda com o legado deixado pelo democrata.

"Obama confirmou que o trato com a América Latina sempre é melhor de forma positiva que de forma negativa. Tomara que o novo presidente aprenda com esse legado", declarou a Secretaria Geral da Unasul, em comunicado divulgado na capital equatoriana.

"Nós nos despedimos com aplausos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em nome dos latino-americanos que vivem nos EUA, dos cubanos beneficiados pela abertura das relações com Cuba e das milhões de vítimas colombianas que se beneficiarão dos acordos de paz em Havana", acrescentou o comunicado.

Na próxima sexta-feira, Obama concluirá seus dois mandatos à frente da Casa Branca para passar o bastão a Trump, que no mesmo dia assumirá a presidência dos EUA.

Trump jurará o cargo e ocupará a Casa Branca em meio a preocupações de seus parceiros latino-americanos por sua posição em relação aos imigrantes, sua proposta de erguer um muro na fronteira com o México e seus comentários contra o governo cubano, entre outros anúncios.