Escritor indiano cria partido político inspirado em Trump

Nova Délhi, 17 jan (EFE).- O escritor indiano Sanjay Singh Yadav apresentou em Nova Délhi nesta terça-feira o Partido Trumpista da Índia, uma formação independente inspirada no presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e com a qual pretende reunir "a elite do país e as castas excluídas".

"O ideal do partido é inspirado na vida de Donald Trump, na maneira com a qual reuniu diferentes elementos da sociedade para fazer os 'Estados Unidos grandes de novo'", os lema de campanha do magnata republicano, explicou Yadav após o ato de apresentação.

O criador do partido disse diante de aproximadamente dez seguidores que pretende representar politicamente tanto os "grupos de poder como os excluídos, que são 90% da sociedade indiana", para alcançar o "bem-estar geral".

O pupilo político de Trump elogiou a "honestidade e integridade política" do futuro governante americano e anunciou que seus principais objetivos são reformar o parlamento indiano e conseguir uma distribuição equitativa das propriedades, que agora, afirmou, permanecem a poucos.

Para isso, esclareceu que contará com o apoio da "maioria silenciosa" uma vez que sua mensagem política seja difundida.

"Trump é um independente que está transformando a política americana. É uma inspiração para um novo governo indiano", comentou Yadav sobre o presidente eleito dos EUA, o qual apoia desde os primeiros dias da disputa eleitoral americana.

A eleição de Trump foi recebida com alegria por algumas formações indianas da extrema direita hindu, embora o partido de Yadav seja o primeiro plenamente inspirado em Trump.

Evitando o plano ideológico, os seguidores do novo partido político na Índia se preocuparam com aspectos práticos que afetam diretamente a população do país.

"Queremos que, com Trump, o processo para conseguir vistos de trabalho para os engenheiros e profissionais indianos seja facilitado", disse Dinerh Badal, um aposentado de 60 anos que compareceu ao ato realizado em Nova Deli.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos