Inundações deixam pelo menos 1 morto em província de Buenos Aires

Em Buenos Aires

  • Raúl Ferrari/Telam/Xinhua

    Residentes da cidade de La Emilia se locomovem em canoa por rua inundada

    Residentes da cidade de La Emilia se locomovem em canoa por rua inundada

Uma pessoa foi encontrada morta nesta terça-feira (17) na cidade de La Emilia, na província de Buenos Aires, após as chuvas que deixaram o município totalmente inundado, informou a ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, em entrevista coletiva.

"Infelizmente, uma pessoa morreu e estamos investigando quais foram as razões", declarou Bullrich, que acrescentou que ainda está-se trabalhando para confirmar sua identidade.

Bullrich também pediu "confiança" aos cidadãos e esclareceu que há muitos profissionais trabalhando nas tarefas de evacuação e ajuda aos moradores do município "mais afetado" pelas chuvas nas últimas horas.

Os moradores da cidade vizinha San Nicolás de los Arroyos, na qual houve mais de 200 evacuações, estiveram durante o dia todo colaborando com as equipes de emergência enviados a La Emilia, o que levou a ministra a solicitar que deixem o município para facilitar o trabalho dos profissionais de segurança.

"A avaliação que há é que em menos de 48 horas poderíamos fazer com que a água desça e as pessoas poderiam começar a reconstruir seus lares", previu.

Como indicou o Ministério da Defesa em comunicado, La Emilia é "uma das localidades mais afetadas, uma vez que tem mais de mil evacuados".

Na província de Santa Fé (nordeste), mais de 500 pessoas foram evacuadas durante a segunda-feira passada após "três semanas de chuvas intensas", como explicou o governador Miguel Lifschitz.

As inundações nas diversas províncias da Argentina se somam a outras catástrofes naturais como as ocorridas em Jujuy (norte), onde um desmoronamento deixou dois mortos e dois desaparecidos no município de Volcán, além da passagem da cauda de um tornado na província de La Rioja (oeste).

Em ambas localidades, os agentes de segurança estão fazendo varreduras na região a fim de reconhecer e avaliar os danos provocados e assim começar as tarefas de limpeza e reconstrução.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos