Milhares de famílias fogem dos combates em Mossul

Erbil (Iraque), 17 jan (EFE).- Milhares de famílias abandonaram suas casas nas últimas horas na cidade iraquiana de Mossul (norte) onde são esperados novos combates entre as forças iraquianas e o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), afirmou o chefe de segurança da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Mohammed al Bayati.

As famílias começaram a fugir ontem diante da iminente chegada das forças iraquianas. Segundo Bayati, o EI perdeu o controle que tinha nessa população e não teve capacidade de impedir a saída. Os deslocados se dirigem para o extremo leste de Mossul, uma área que já está sob o controle das forças iraquianas.

Bayati disse à Agência Efe que o EI executou 23 jovens ontem perto da zona arqueológica de Karash al Shamal quando tentavam escapar das zonas que o grupo jihadista domina.

Para as forças de segurança, a saída dos moradores representa uma facilidade extra que permitirá diminuir as baixas entre civis e acelerará as operações. O Exército iraquiano anunciou no sábado passado que já controla 90% da metade leste de Mossul, cidade que está dividida pelo Rio Tigre.

De acordo com a Organização Mundial de Migrações (OIM), mais de 148 mil pessoas foram deslocadas pela violência nos últimos três meses em Ninawa e cerca de 16.500 retornaram para casa recentemente após a expulsão do EI de várias localidades. Não se sabe quantas pessoas permanecem em Mossul atualmente, mas, antes do início da ofensiva, a Organização das Nações Unidas (ONU) calculava que havia de 1,2 e 1,5 milhão de habitantes.

A ofensiva para expulsar o EI de Mossul e de toda a província de Ninawa começou em outubro e se intensificou na última semana de dezembro, com a chegada de reforços do Exército e da Polícia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos