Obama concederá última entrevista coletiva como presidente na 4ª feira

Washington, 17 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concederá na quarta-feira a última entrevista coletiva de seus oito anos de mandato, dois dias antes passar na sexta-feira o comando do país ao sucessor na Casa Branca, Donald Trump.

Obama já disse adeus em várias ocasiões e, há exatamente uma semana, fez em Chicago o último grande discurso como governante, no qual incentivou os compatriotas a continuarem engajados e serem "guardiões" da democracia.

Além disso, no último discurso por rádio à nação, que é transmitido aos sábados, considerou uma "honra" ter sido presidente do país durante dois mandatos consecutivos e garantiu que continuará a trabalhar para o povo americano "como um cidadão" pelo resto da vida.

A viagem a Chicago foi o último deslocamento de Obama para fora de Washington a bordo do Air Force One. No entanto, os líderes em fim de mandato costumam fazer um último voo no avião presidencial quando já deixaram formalmente o cargo e, nesses casos, embora o aparelho seja o mesmo / próprio, não se chama Air Force One, já que essa denominação é usada unicamente quando o presidente em exercício está a bordo.

Obama pensa em continuar com essa tradição e sair de Washington com a família na sexta-feira, "pouco depois" dos atos de posse presidencial de Trump, segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, quem não deu detalhes de qual será seu destino.

No entanto, a emissora "CNN" antecipou, com fontes anônimas, que Obama e família descansarão em Palm Springs, na Califórnia. Barack Obama deixará a Casa Branca com um índice de popularidade de 58%, de acordo com a empresa de pesquisa de opinião Gallup.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos