Topo

Obama interrompe última entrevista coletiva de porta-voz para agradecê-lo

17/01/2017 17h01

Washington, 17 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, interrompeu nesta terça-feira a última entrevista coletiva diária na Casa Branca daquele foi seu porta-voz desde meados de 2014, Josh Earnest, para agradecê-lo por seu trabalho e declarar-se "orgulhoso" dele.

Earnest começou sua última coletiva na sala de imprensa da Casa Branca, especialmente lotada hoje, fazendo um repasse de seu início em Washington, para onde se transferiu do Texas em janeiro de 2001, e de sua "extraordinária jornada" como porta-voz de Obama.

Em um momento da coletiva, a 354ª de Earnest, segundo lembrou ele mesmo, Obama apareceu na sala de imprensa para fazer uma pequena homenagem a seu porta-voz.

Obama contou que conheceu Earnest em Iowa e o que mais lhe chamou atenção nele foi sua "integridade" e que era alguém "fundamentalmente honesto".

"(Earnest) não é apenas um grande porta-voz, mas, o que é mais importante, é de verdade um homem muito, muito, muito bom. Estou realmente orgulhoso dele", disse Obama antes de abraçar o homenageado.

Obama teve três porta-vozes na Casa Branca em seus oito anos de mandato: o primeiro foi Robert Gibbs (2009-2011), depois chegou Jay Carney, até meados de 2014; e finalmente Earnest.

O presidente em fim de mandato fará amanhã a última entrevista coletiva de seus oito anos de mandato, dois dias antes de entregar na sexta-feira o bastão de comando a seu sucessor na Casa Branca, o republicano Donald Trump.

Obama e sua família deixarão Washington na própria sexta-feira, pouco depois dos atos de posse presidencial de Trump, e irão descansar em Palm Springs (Califórnia), segundo detalhou hoje Earnest.

Os presidentes em fim de mandato costumam fazer um último voo no avião presidencial quando já deixaram formalmente o cargo e, nesses casos, embora a aeronave seja a mesma, não é chamada de Air Force One, já que essa denominação é usada unicamente quando a bordo está o presidente em exercício.