China pede que EUA não permitam representação de Taiwan na posse Trump

Pequim, 18 jan (EFE).- O governo chinês pediu nesta quarta-feira ao governo americano que não permita a presença de representantes de Taiwan na cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, na próxima sexta-feira.

"A China se opõe ao envio de autoridades de Taiwan à cerimônia e urgimos que os Estados Unidos não tenham contatos oficiais com Taiwan. Deixamos clara a nossa posição, tanto para a atual Administração quanto para a futura", ressaltou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em entrevista coletiva, quando informou que o embaixador chinês em Washington, Cui Tiankai, irá à cerimônia.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan afirmou esta semana que enviaria uma delegação à posse de Trump liderada pelo antigo primeiro-ministro Yu Shyi-Kun, junto a legisladores do parlamento e um assessor de segurança nacional. Com presidentes anteriores, Taiwan também assistiu a cerimônias de posse, sempre convidado pelo comitê organizador, normalmente formado por legisladores americanos.

A questão taiuanesa já foi motivo de tensão entre Trump e o regime comunista chinês, principalmente pelo fato de o magnata aceitar em 2 de dezembro uma ligação da presidente de Taiwan, Tsai Ying-wen, naquele que foi o primeiro contato de alto nível entre a ilha e os Estados Unidos em 40 anos.

Pouco depois, o presidente eleito americano disse em entrevistas que poderia usar Taiwan como arma de negociação comercial com a China, o que gerou muitas críticas em Pequim.

Taiwan se separou unilateralmente da China em 1949, após a guerra civil no país. O governo chinês exige a todos os países que estabelecem laços diplomáticos com seu regime a ruptura de relações com essa ilha e o não reconhecimento como Estado independente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos