Maduro diz que governo Obama foi o "mais nefasto" da história dos EUA

Caracas, 18 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quarta-feira que o governo de Barack Obama foi o "mais nefasto" da história dos Estados Unidos, e reiterou que "é preciso esperar" para se pronunciar sobre o mandato de Donald Trump.

Maduro comentou em entrevista coletiva que espera poder falar com Obama "como ex-presidente" e dar "as provas" de que o governo Obama "foi o mais intervencionista nos assuntos internos da Venezuela e o mais nefasto que houve na história dos Estados Unidos e Venezuela".

O sucessor de Hugo Chávez afirmou ainda que "Obama tem a Venezuela como uma obsessão".

"E me tem em sua obsessão, tem uma obsessão com Maduro, porque Maduro é um latino (...) um operário".

O político afirmou que, "com autorização de Obama", foram feitas "coisas ruins" contra ele e contra seus companheiros e família.

"Foram ataques ruins que não se fazem em política, porque é preciso ter um mínimo de ética", atacou.

Já em relação ao presidente eleito dos EUA, Maduro mostrou uma postura cautelosa a princípio.

"O que Trump vai fazer? Vamos esperar, hoje por hoje ninguém sabe o que pode fazer o presidente Donald Trump", disse, além de alegar que há uma "campanha de ódio" através "da rede de televisão "CNN" em inglês, na versão em espanhol, nas televisões da oligarquia no mundo"

"Me pergunto: por quê? A troco de quê?", questionou.

Maduro reiterou que quer "relações de respeito, de altura e, por que não? de cooperação com o governo dos Estados Unidos".

Na segunda-feira, o presidente venezuelano declarou que "é preciso esperar para ver como Trump agirá no poder, e após ressaltar que houve uma "campanha de ódio" contra o presidente eleito, disse acreditar que ele não será pior que Obama.

"Não nos antecipemos aos fatos, neste sentido eu quero ser prudente e dizer: vamos esperar, pior que Obama não será", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos