Morrem 15 policiais e milicianos em vários ataques do EI no centro do Iraque

Bagdá, 18 jan (EFE).- Pelo menos 11 policiais iraquianos e quatro milicianos morreram nesta quarta-feira em três ataques do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Saladino, no centro do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte policial.

Os terroristas também sequestraram cinco policiais, enquanto seis jihadistas morreram nos tiroteios com as forças governamentais, segundo a fonte.

O ataque mais violento aconteceu em um posto policial de Albu Eisa, próximo da fronteira com a província de Diyala, onde 11 agentes morreram, oito ficaram feridos e outros cinco foram sequestrados.

Em outro ataque do EI, na região de Jalam al Dur, que fica 30 quilômetros ao leste de Tikrit, a capital de Saladino, morreram quatro integrantes da milícia sunita pró-governo Multidão dos Clãs. Outros quatro membros desse grupo ficaram feridos e morreram três terroristas.

O EI também atacou instalações petrolíferas no campo de Ayil, situado 40 quilômetros ao nordeste de Tikrit, mas as forças iraquianas conseguiram repelir o ataque.

A aviação iraquiana também bombardeou os terroristas, matou três deles, destruiu um veículo que levava uma metralhadora e forçou a fuga do restante dos jihadistas rumo ao monte Hamrin.

Os ataques coincidem com a intensificação da ofensiva das forças conjuntas iraquianas para expulsar os terroristas da cidade de Mossul, o principal bastião do EI no Iraque.

O exército iraquiano anunciou hoje que as forças antiterrorismo concluíram seu avanço no eixo central, uma das três frentes abertas na metade leste de Mossul, que fica cerca de 225 quilômetros ao norte de Tikrit.

O grupo terrorista continua dominando a metade de Mossul na margem oeste do rio Tigre, que divide a cidade de norte a sul, e grandes extensões de território no norte do Iraque, assim como na vizinha Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos