Síria não quer que A.Saudita e Catar participem de reunião no Cazaquistão

Beirute, 18 jan (EFE).- O regime sírio de Bashar al Assad rejeitou nesta quarta-feira que Arábia Saudita e Catar participem das conversas de paz sobre a Síria previstas para o próximo dia 23 de janeiro em Astana, no Cazaquistão, afirmou o vice-ministro de Relações Exteriores Faiçal Miqdad.

"Quando Catar e Arábia Saudita abandonarem seu apoio ao terrorismo, discutiremos então o assunto de sua participação nas conversas", disse Miqdad em entrevista publicada no site da rede de televisão libanesa "Al Mayadeen".

Miqdad advertiu que "aqueles que apoiam o terrorismo, o armam e o financiam" não desempenharão nenhum papel na reunião na capital do Cazaquistão.

Quanto a uma hipotética participação de representantes dos Estados Unidos, o responsável sírio indicou que "todo aquele que quiser trabalhar com honestidade em uma solução para a crise síria tem que tomar parte nas conversas, mas também deve respeitar a soberania da Síria, lutar contra o terrorismo e cancelar o boicote".

Miqdad lembrou que Washington proibiu o apoio aos grupos terroristas, pressionou a Turquia para que fechasse suas fronteiras com a Síria e sancionou os que financiam e armam o terrorismo, entre eles, acrescentou, a Arábia Saudita e o Catar.

A realização de negociações de paz sobre a Síria em Astana está incluída no acordo de trégua atualmente em vigor no país árabe, que foi alcançado graças a um acerto entre Rússia, aliada do regime de Assad, e Turquia, que apoia grupos de oposição.

O Executivo sírio não revelou a composição de sua delegação, enquanto, pelo lado opositor, comparecerão dirigentes de algumas das facções rebeldes mais importantes.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, assinalou que Teerã se opõe à participação dos EUA nas conversas em Astana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos