Melania Trump se transforma em fenômeno comercial na Eslovênia

Vesna Bernardic.

Sevnica (Eslovênia), 19 jan (EFE).- Hambúrgueres, vinhos, sobremesas pantuflas e visitas turísicas: esses são alguns dos produtos e serviços que levam o nome de Melania Trump, a futura primeira-dama dos Estados Unidos, e que se transformou em um símbolo comercial na Eslovênia, seu país de origem.

Orgulhosos por ser o local onde Melania Knavs, agora Trump, nasceu, muito de seus compatriotas eslovenos tentam se beneficiar na chegada à Casa Branca. O nome da primeira-dama se transformou em uma marca na ex-república soviética. Até a árvore de Natal oficial de Liubliana, capital do país, foi batizado neste ano de "Melania".

Sevnica, uma pequena cidade industrial de 5 mil moradores, onde Melania nasceu em 1970, quer se transformar em um novo centro turístico e oferece viagens com locais relacionados a ela.

A agência de turismo local "Muranica" organiza, a partir da próxima primavera, excursões chamadas "Seguindo os passos de Melania". Essas visitas incluirão o prédio - tipicamente socialista - no qual viveu a família da agora primeira-dama, mas também a casa na parte mais exclusiva de Sevnica, onde os pais dela vivem quando não estão nos Estados Unidos.

Além disso, os turistas poderão conhecer uma antiga fábrica de roupas, "Jutranjka", onde a mãe de Melania trabalhava. Foi ali também que ela, ainda menina, deu os primeiros passos no mundo da moda como modelo.

As visitas incluirão outros pontos importantes na vida da primeira-dama antes de ela se mudar para os EUA: Liubliana, na própria Eslovênia, Klagenfurt, na Áustria, Milão, na Itália, e outros, explicou à Agência Efe Sasa Fras, da agência "Muranica".

A Prefeitura de Sevnica aproveitará o dia da posse do presidente dos Estados Unidos para organizar uma grande festa e visitas turísticas para promover os atrativos da cidade.

"Estamos orgulhosos de todo o mundo estar falando na região", admitiu à Efe Rok Petancic, representante do Escritório de Turismo de Sevnica.

Praticamente todas as lanchonetes e restaurantes da pequena cidade oferece algum prato com o nome da esposa de Trump. A torta "Melania", da tradicional confeitaria Julija, é feita de creme de chocolate branco e nozes tostadas.

"É muito popular. As pessoas vêm de longe para comprá-la. Levam-na como presente, muitos encomendam antes", disse uma das funcionárias do local.

Perto está a padaria Kruhek, que oferece bolos de maças chamados de "Primeira-Dama", uma combinação entre a típica "apple pie" norte-americana e tortas tradicionais eslovenas.

"Demos o nome de primeira-dama porque estamos muito orgulhosos que ela seja daqui", contou Lidija Schmidt, uma das vendedoras.

No restaurante Rondo, no centro de Sevnica, está sendo vendido o "Burger presidencial", servido com uma bandeirinha dos EUA.

"Esse hambúrguer leva uma fatia de queijo para lembrar o penteado peculiar de Donald Trump. É picante, com pimenta, como suas declarações, e as batatas fritas simbolizam o dólar", explicou o chefe de serviço, Bruno Vidmar, à Efe.

Antes, o Rondo só vendia a sobremesa "Melania", um mousse feito com nata e morangos, mas depois os donos do local decidiram incluir algo no cardápio em homenagem a Trump, revelou Vidmar.

A fábrica de calçados Kopitarna lançou elegantes pantufas batizadas de "Casa Branca", feitas de lã e muito suaves ao toque.

"Jovem, Melania gostava de usar nossos calçados", garante Tatjana Senkovec, diretora de marketing da Kopitarna, revelando que mandou um par das pantufas para parabenizar as eleições de Trump.

Por causa da cerimônia de posse de amanhã em Washington, outras empresas prepararam o lançamento de mais produtos que levem o nome do presidente eleito dos EUA e da primeira-dama. Várias adegas apresentarão ao público um vinho que leva o nome de Melania.

David Kozinc, proprietário da adega Kozinc, não quer revelar nenhum detalhe, mas adianta que será um tinto produzido com a uva "modra frankinja", típica da região.

Por outro lado, vários produtos com fotografias de Melania, Donald ou com nome Trump foram retirados do mercado após receber advertências dos advogados do futuro presidente para os que estão usando esses nomes ou fotos sem permissão.

O grupo folclórico local Slavcek resume o fenômeno "Melania" em uma música que diz. "Uma fonte comercial Sevnica encontro, já que Melania na Casa Branca entrou".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos