Topo

Russos mergulham em águas geladas para celebrar batismo de Cristo

19/01/2017 08h30

Moscou, 19 jan (EFE).- Centenas de milhares de fiéis ortodoxos russos mergulharam nas últimas horas em rios e lagos gelados de todo o país para celebrar o batismo de Cristo, uma das festividades religiosas mais importantes na Rússia.

As temperaturas de inverno, de vários graus abaixo de zero, não impediram os fiéis de mergulhar três vezes, como manda o ritual, em águas geladas abençoadas pelos padres.

Cerca de 4.000 locais foram preparados em todo o país para a celebração religiosa, segundo informou o Ministério da Rússia para situações de Emergência, que mobilizou mais de 9.000 socorristas para prestar assistência aos fiéis.

De acordo com dados divulgados por essa pasta, para esta manhã cerca de 1,8 milhão de crentes tinham completado o rito, sem que tenham acontecido problemas.

Só em Moscou, cerca de 90 mil pessoas tinham mergulhado nas águas geladas, informou a Polícia da capital russa.

Como já é tradicional, a maioria dos locais de batismo foram equipados com cabines e espaços com calefação para que os fiéis sejam aquecidos depois do banho ritual.

A Igreja ortodoxa fez um apelo aos fiéis para tomar as devidas precauções e não transformar a festa religiosa em um tipo de competição esportiva ou manifestação de heroísmo.

"Para um cristão é mais do que suficiente tocar, sentir a água benta, e honrar devidamente a festividade", explicou o arcipreste (presbítero mais antigo) Aleksandr Agueikin em entrevista à agência oficial russa "RIA Novosti".

Estima-se que vários milhões de russos foram aos templos para pegar em garrafas e garrafões a água abençoada no dia em que se lembra o batismo de Jesus por São João Batista no rio Jordão.

De acordo com a crença popular, a água abençoada neste dia tem propriedades curativas e é capaz de aliviar todos os males.