Tropas do Iraque expulsam EI de luxuoso hotel e palácios do leste de Mossul

Erbil (Iraque), 19 jan (EFE).- Tropas antiterroristas, com o apoio do Exército do Iraque, invadiram nesta quinta-feira o luxuoso Hotel Internacional de Ninawa, na margem leste do Rio Tigre, em Mossul, e outros vários palácios presidenciais da cidade.

O comandante das Forças Antiterroristas, Abdelwahab al Saadi, disse à Agência Efe que combatentes estrangeiros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), entre eles franco-atiradores e suicidas, usavam esses locais como refúgio durante a ofensiva contra Mossul.

A operação conjunta conseguiu recuperar, após intensos confrontos, grande parte dos palácios presidenciais que ficam na região. Além disso, o Exército do Iraque conseguiu recuperar a principal avenida da margem leste da cidade e também a entrada do bairro de Al Arabi, ao sul da região oriental de Mossul.

Al Saadi disse que as forças iraquianas estão tentando invadir o bairro, um dos últimos redutos ainda controlados pelo EI na metade leste da cidade. Expulsar os jihadistas do local seria um "passo importante" para a libertação completa da área, disse o comandante.

O Comandante das Operações Conjuntas, general Abdelamir Yarala, indicou em comunicado que reforços do Exército do Iraque chegaram para participar da invasão de Telfik, a 15 quilômetros ao norte de Mossul, e também controlada pelo grupo terrorista.

As tropas entraram na cidade e assumiram o comando de um complexo administrativo e judicial, onde hastearam a bandeira do Iraque. Agora, especialistas estão retirando os explosivos instalados.

As forças iraquianas anunciaram ontem a "libertação" da maior parte dos bairros da metade oriental de Mossul. A maior parte da metade ocidental permanece sob controle do EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos