Começa a cerimônia oficial de posse de Donald Trump como presidente dos EUA

Washington, 20 jan (EFE).- A cerimônia no Capitólio para a transferência do poder e que marca o início do mandato de quatro anos do republicano Donald Trump à frente do governo dos Estados Unidos começou nesta sexta-feira com a chegada dos protagonistas, o presidente eleito e o que se despede do cargo, Barack Obama.

O ato começou com a apresentação dos convidados ilustres, entre os quais estão os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, junto com suas esposas Laura e Hillary, esta última derrotada por Trump nas eleições de 8 de novembro.

A cerimônia acontece nas escadarias do Congresso, em frente à imensa esplanada do National Mall, onde centenas de milhares de simpatizantes do vencedor das eleições presidenciais se concentram apesar uma chuva intermitente e do frio.

Trump foi recebido por seus simpatizantes com gritos de incentivo e aplausos ao chegar para fazer o juramento do cargo ao juiz e magistrado chefe do Tribunal Supremo, John Roberts, com sua mão direita sobre a Bíblia usada por Abraham Lincoln (1861-65) quando tomou posse como presidente.

No palco montado para a ocasião está a cúpula dos três poderes do Estado, assim como a primeira-dama, Melania, a família e pessoas próximas de Trump e do novo vice-presidente, Mike Pence.

Por outro lado, cerca de 50 congressistas democratas se negaram a assistir à cerimônia solene em protesto contra Trump.

Bandas militares executam as músicas do ato, e a jovem cantora Jackie Evancho, de 16 anos, interpretará o hino nacional.

Trump passará a ser o 45º presidente dos EUA um minuto depois do meio-dia, fará um discurso breve e desfilará pela Avenida Pensilvânia até a Casa Branca para dar início a seu trabalho à frente do governo e como comandante em chefe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos