"Juntos, faremos os EUA grandes de novo", diz Trump ao encerrar discurso

Washington, 20 jan (EFE).- O novo presidente americano, Donald Trump, encerrou o discurso de posse nesta sexta-feira com o lema utilizado ao longo de toda a campanha eleitoral: "juntos, faremos os Estados Unidos grandes de novo".

"Nunca mais vocês serão ignorados. Vamos fazer os Estados Unidos fortes de novo, (um país) rico, orgulhoso, seguro e, juntos, vamos fazer os EUA grandes de novo", proclamou Trump ao povo americano.

Com essas palavras, Trump encerrou um discurso de posse presidencial com duração de 16 minutos, um dos mais rápidos da história das cerimônias dos presidentes americanos.

Nas escadarias do Capitólio, e após jurar o cargo perante o juiz John Roberts, da Suprema Corte, Trump enfatizou a vontade de devolver o poder a "mulheres e homens esquecidos" do país e recorreu ao lema de campanha "Make America Great Again" para fechar o discurso.

Milhares de pessoas assistiram da esplanada do National Mall à transferência de poder do ex-presidente Barack Obama ao presidente Donald Trump ao meio-dia (hora local; 15h em Brasília).

Durante o ato de posse, Trump insistiu em atacar à classe política, como fez durante a campanha eleitoral.

"Não estamos meramente transferindo o poder de uma para outra Administração ou de um partido para outro, mas de Washington DC e para o povo".

Em um tom que não diferia muito da campanha eleitoral, o republicano afirmou que "o povo se tornará o comandante do país" e que os esquecidos deixarão de ter conviver com essa condição.

"Os homens e mulheres esquecidos deste país não serão esquecidos nunca mais", acrescentou o novo líder, frente aos espectadores no National Mall.

"Washington floresceu, mas o povo não compartilhou dessa riqueza. Os políticos prosperaram, mas os trabalhos se foram e as fábricas fecharam. O 'establishment' (elite social, econômica epolítica) protegia a si mesmo, mas não aos cidadãos do país", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos