Obama agradece apoiadores e equipe por demonstrar "poder da esperança"

Washington, 20 jan (EFE).- O agora ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu nesta sexta-feira a seus apoiadores e à equipe que lhe acompanhou na Casa Branca por terem demonstrado "o poder da esperança", e se despediu com seu lema de campanha: "Sim, nós podemos. Sim, nós conseguimos".

"(A presidência) foi o privilégio da minha vida e sei que falo por Michelle também", disse Obama na base aérea de Andrews, nos arredores de Washington, onde se reuniram funcionários da Casa Branca, assessores e amigos para se despedir do casal.

"Mas estou ansioso para ver o que fazer depois e lhes prometo que estarei aí com vocês. Sim, nós podemos. Sim, nós conseguimos", declarou o ex-presidente, que hoje entregou o bastão de comando ao republicano Donald Trump.

Obama lembrou que quando ele e Michelle empreenderam esta "viagem" fizeram isso "com uma fé duradoura no povo americano e em sua capacidade para unir-se".

Após despedir-se de amigos, ex-funcionários da Casa Branca e eleitores concentrados em Andrews, os Obama entraram pela última vez no avião presidencial com destino a Palm Springs (Califórnia), onde passarão férias.

Os ex-presidentes costumam fazer um último voo no avião presidencial quando já deixaram formalmente o cargo, mas, embora a aeronave seja a mesma, não é chamada de Air Force One, já que essa denominação é usada unicamente quando o presidente em exercício está a bordo.

Obama usou o Air Force One pela última vez como presidente no último dia 10 de janeiro para voar a Chicago, onde deu seu discurso de despedida.

Por sua parte, o já ex-vice-presidente Joseph Biden e sua esposa, Jill, estão retornando para sua casa de Wilmington (Delaware) de trem.

Em seu período como senador, Biden costumava usar o trem todas as noites para retornar a Delaware e ficar com seus filhos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos