Presidente da Colômbia agradece apoio de Obama e deseja sorte a Trump

Bogotá, 20 jan (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, agradeceu o apoio do agora ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e desejou sorte ao novo líder do país, Donald Trump.

"O novo presidente dos EUA está tomando posse. Quero, antes de tudo, agradecer o presidente que deixa o cargo, Obama, por todo o respaldo e amizade durante esses seis anos e meio que estou no poder", disse Santos em um evento no departamento de Cundinamarca.

Santos ressaltou que a Colômbia tem hoje as "melhores relações" com os EUA na história e desejou sorte a Trump no novo cargo. Além disso, o presidente da Colômbia disse ao republicano que os verdadeiros interesses estratégicos dos EUA estão na América Latina.

O presidente colombiano citou um acordo de livre-comércio firmado entre os dois países e lembrou a agenda bilateral "muito rica", que inclui a promoção dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela ONU e a Cúpula sobre a Mudança Climática de Paris.

"O presidente Obama foi um dos primeiros a conhecer minhas intenções e da Colômbia de iniciar um processo de paz difícil, mas que finalmente chegamos ao encerramento", destacou Santos sobre a negociação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Santos lembrou que os EUA são o primeiro parceiro comercial da Colômbia e que o mais faz investimentos no país.

"Temos uma relação comercial muito frutífera e muito dinâmica para ambos os países. Estamos trabalhando juntos pela segurança da América Central e sempre mantivemos uma política bipartidária, tanto com democratas como com republicanos", disse.

Sobre a futura relação com Trump, Santos disse esperar que o novo presidente "mantenha a importância que os EUA sempre deram à Colômbia no contexto latino-americano".

"E, se ele olhar a região com essa visão, vamos ter uma relação América Latina e EUA, uma relação onde ambos possamos vencer. É isso o que eu desejo, o que eu espero e tomara que o presidente Trump vá bem. Se ele for bem, a Colômbia vai bem e o mundo inteiro vai bem", concluiu Santos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos