Topo

Presidente do México parabeniza Trump e aposta em fortalecimento das relações

20/01/2017 17h51

Cidade do México, 20 jan (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, parabenizou nesta sexta-feira o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que trabalhará para fortalecer a relação bilateral entre os dois países.

"Estabeleceremos um diálogo respeitoso com o governo do presidente @realDonaldTrump em benefício do México", afirmou Peña Nieto em mensagem divulgada pelo Twitter.

Peña Nieto destacou que "a soberania, o interesse nacional e a proteção dos mexicanos" guiarão as ações com o novo governo do país vizinho. "Trabalharemos para fortalecer nossa relação com responsabilidade compartilhada", completou o presidente.

Na cerimônia realizada no Capitólio, Trump disse que buscará a amizade com os demais países, mas sempre com a máxima de que os interesses dos EUA estarão em "primeiro lugar".

A chegada de Trump ao poder gerou uma grande incerteza, já que o republicano prometeu deportar milhões de mexicanos, a quem chegou a se referir como "criminosos" e "estupradores". Além disso, o agora presidente disse que ergueria um muro na fronteira comum para evitar a entrada de imigrantes ilegais pelo México.

Trump ameaçou taxas as remessas de dinheiro e também renegociar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), em vigor desde 1994 entre México, EUA e Canadá, ao considerar que o acordo prejudica os empregos no país.

A Secretaria de Relações Exteriores do México anunciou ontem que o chanceler Luis Videgaray e o ministro de Economia, Ildefonso Guajardo, participarão de reuniões com membro do novo governo dos EUA nas próximas quarta e quinta-feira, em Washington.

O objetivo da visita será abordar o estado atual e o futuro da relação bilateral em "todos os aspectos", disse a Chancelaria mexicana, destacando segurança, migração e comércio.