Trump promete "determinar rumo dos EUA e do mundo durante muitos anos"

Washington, 20 jan (EFE).- O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta sexta-feira, durante o discurso de posse, que iniciará um "grande esforço nacional para reconstruir o país" e que "determinará o rumo dos EUA e de todo o mundo por muitos, muitos anos".

"Aos meus compatriotas americanos e às pessoas do mundo, obrigado", disse Trump ao começar o discurso de posse, logo após jurar o cargo de presidente americano perante as escadarias do Capitólio e de milhares de seguidores.

"Nós, os cidadãos dos Estados Unidos, estamos unidos em um grande esforço nacional para reconstruir nosso país e restaurar sua promessa para todo seu povo. Juntos, determinaremos o rumo dos Estados Unidos e de todo o mundo durante muitos, muitos anos por vir", acrescentou Trump.

O novo líder americano antecipou que seu governo "enfrentará desafios, confrontará desafios", mas fará o trabalho que for necessário.

Trump jurou o cargo sobre dois exemplares da Bíblia, uma de sua propriedade e outra que foi usada por Abraham Lincoln em sua primeira posse e pelo agora ex-presidente Barack Obama em 2009 e 2013.

O magnata republicano se tornou o 45º presidente americano um minuto depois do meio-dia. Trump desfilará pela Avenida Pensilvânia até a Casa Branca, onde tudo deve estar pronto para que comece seu trabalho no comando do Executivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos