Peña Nieto telefona para parabenizar Trump e marcar próxima reunião

Cidade do México, 21 jan (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, teve neste sábado uma conversa por telefone com o novo presidente americano, Donald Trump, a quem parabenizou por sua posse e expressou a vontade de "trabalhar em uma agenda que beneficie ambos os países", além de marcar uma próxima reunião.

O trabalho na busca de uma agenda comum deve acontecer "com foco no respeito à soberania das duas nações e responsabilidade compartilhada", apontou a presidência do México em comunicado. De acordo com o texto, Peña Nieto reiterou durante o telefonema "a prioridade estratégica dos laços bilaterais para ambos os países e expressou seu interesse em manter um diálogo aberto com o governo dos Estados Unidos".

Ele informou que esse diálogo começará no próximo dia 25 com a visita dos secretários de Relações Exteriores, Luis Videgaray, e de Economia, Ildefonso Guajardo, a Washington, D.C., para ter reuniões de alto nível com integrantes da nova Administração americana.

"O objetivo destas conversas de trabalho é gerar um marco de acordos e certeza em diversas matérias, incluindo comércio, migração e segurança", ressaltou a presidência.

Finalmente, ambos os líderes reiteraram a confiança em que este novo diálogo que se inicia "frutifique em bons resultados para ambas as nações e acertaram um encontro em um futuro próximo".

O presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Luis Raúl González, por sua vez, pediu ao governo para promover a proteção dos mexicanos que vivem nos Estados Unidos, "perante a possível redefinição de sua política migratória".

"O Estado mexicano deve dar resposta à situação de vulnerabilidade que enfrentam, em forma geral e integral", sustentou González ao participar da apresentação do documento "Em defesa do interesse nacional", organizado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos