Ex-ministro da Educação e ex-primeiro-ministro lideram primárias na França

Paris, 22 jan (EFE).- O ex-ministro de Educação Benoit Hamon e o ex-primeiro-ministro Manuel Valls lideram os resultados do primeiro turno das primárias dos socialistas franceses e se classificariam para o segundo turno, conforme os primeiros resultados divulgados.

Hamon, da ala esquerda do Partido Socialista, obtém 35,21% dos votos, contra os 31,56% de Valls, considerado mais centrista, e o 18,7% do ex-ministro de Economia Arnaud Montebourg, que também era um dos favoritos, de acordo com resultados da apuração de 3.090 mesas, das 7.530 habilitadas hoje para a votação entre 9h e 19h (horário local, 6h e 14h em Brasília).

Se nenhum dos candidatos superar 50% dos votos, os dois mais votados disputarão o segundo e decisivo turno domingo que vem.

A Alta Autoridade encarregada da gestão destas votações previu que a participação de hoje será "mais próxima" aos 2 milhões, mas abaixo dos 2,6 milhões registrados pelos socialistas no primeiro turno de 2011. Esse número é igualmente baixo se comparado aos 4,27 milhões de pessoas que votaram na França na primeira rodada das primárias da centro-direita, realizada em passado 20 de novembro do ano passado.

Os franceses deviam escolher hoje entre sete candidatos: Valls, Montebourg, Hamon, o também ex-ministro Vincent Peillon, a representante do Partido Radical de Esquerda Sylvia Pinel, o ecologista François de Rugy e o líder da Frente Democrata, Jean-Luc Bennahmias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos