Terremoto de 8 graus causa alerta por tsunami em Papua Nova Guiné

Sydney (Austrália), 22 jan (EFE).- Um terremoto de 8 graus na escala Ritcher sacudiu neste domingo a ilha de Bouganville, no leste de Papua Nova Guiné, o que levou as autoridades a emitir um alerta por tsunami em vários países dessa região do Pacífico.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que vigia a atividade sísmica no mundo todo, situou o tremor a 153 quilômetros de profundidade sob o leito marinho e a 40 quilômetros a oeste de Panguna, em Bouganville.

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico emitiu um alerta por risco de onda gigante no litoral de Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nauru, Vanuatu, Indonésia, e ilhas de Phonpei, Chuuk e Kosrae dos Estados Federados da Micronésia.

"Ondas de tsunami perigosas podem ocorrer nas próximas três horas ao longo de algumas costas (destes países)", indicou tal organização.

O arquipélago de Papua Nova Guiné se assenta sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados. EFE

aus/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos