Uma mulher governará estado mais povoado da Austrália

Sydney (Austrália), 23 jan (EFE).- O Partido Liberal da Austrália escolheu nesta segunda-feira Gladys Berejiklian como líder do estado de Nova Gales do Sul, o que a transforma na primeira-ministra desta jurisdição, a mais povoada da Austrália.

Berejiklian, até agora número dois do governo de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, e chefe do Tesouro estadual, substituirá Mike Baird, que anunciou sua renúncia na semana passada, segundo a emissora "ABC".

A nova chefe do governo estadual, do setor moderado do Partido Liberal, garantiu para si o apoio do setor mais conservador após concordar com a nomeação do ministro estadual de Finanças, Dominic Perrottet, como número dois de seu governo.

Berejiklian se tornará a primeira mulher do Partido Liberal a governar Nova Gales do Sul e a segunda a governar esse estado.

Baird, que atribuiu sua saída a problemas de saúde em sua família, era um dos políticos mais populares da Austrália, mas começou a ganhar a rejeição de vários setores por causa de medidas polêmicas como as restrições à venda de álcool em Sydney ou a proibição das corridas de cavalos devido a maus-tratos aos animais. EFE

wat/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos