EI divulga vídeo no qual realiza bombardeio com drone

Cairo, 23 jan (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) divulgou nesta segunda-feira um vídeo no qual, supostamente, realiza um bombardeio com um drone contra tropas iraquianas, uma tecnologia que os jihadistas até agora não dominavam.

O vídeo, divulgado na internet, foi feito pelo EI na província iraquiana de Ninawa, cuja capital é Mossul, e é um "trailer", segundo os jihadistas.

Nas imagens aparecem um avião não-tripulado soltando duas bombas; em outra sequência, supostamente gravada pelo drone, é possível ver um explosivo caindo sobre um grupo de oito soldados, que estavam em uma rua próximos a dois veículos blindados.

Em outra parte do vídeo, um locutor diz palavras de ânimo aos combatentes do EI, pedindo para serem "firmes" e terem "paciência", e os incentiva a entregar seus "corpos e sangue" para se aproximar de Deus.

A gravação termina com a imagem do bombardeio efetuado pelo drone, acompanhada da mensagem "Ninawa, em breve, se Deus quiser".

Esta é a primeira vez que o EI mostra ser capaz de usar drones para bombardear posições inimigas.

Até agora, o grupo terrorista só tinha fabricado drones equipados com câmeras para espionar as operações e posições das forças iraquianas.

O exército iraquiano iniciou em outubro uma grande operação para expulsar o EI da província de Ninawa e de sua capital, Mossul, que foram conquistados pelos jihadistas em 2014.

As tropas governamentais recuperaram quase toda a metade leste de Mossul, com exceção de um bairro no qual resistem os terroristas, e várias zonas rurais perto da capital regional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos