Polícia detém quatro membros de nova célula do EI na Malásia

Bangcoc, 23 jan (EFE).- A polícia da Malásia informou nesta segunda-feira a detenção de quatro integrantes de uma nova célula do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país, encarregada de levar jihadistas ao sul das Filipinas desde o estado de Sabah, no norte de Bornéu.

O grupo é comandado pelo malaio Mahmoud Ahmad e coopera com a facção da organização islâmica filipina Abu Sayyaf, liderada por Isnilon Hapilon e que tem seu quartel-general na ilha de Basilan, no sul das Filipinas, segundo o diretor da polícia malaia, Khalid Abu Bakar, citado pelo jornal local "The Star".

O filipino Isnilon Hapilon é, segundo o Institute for Policy Analysis of Conflict, o emir eleito pelo EI para dirigir o califado que querem implantar no sudeste asiático.

As quatro pessoas detidas entre 16 e 19 de janeiro são uma mulher malaia, um filipino e dois bengaleses.

"A investigação preliminar revelou que recebiam ordens de Mahmoud", detalhou Khalid Abu Bakar.

Os órgãos de segurança procuram por Mahmoud Ahmad, conhecido como Abu Handzalah, professor da Universidade Malaia há pelo menos três anos, e quem as autoridades acreditam ter entrado no sul das Filipinas em julho de 2015.

Cerca de 250 jihadistas foram detidos na Malásia desde fevereiro de 2013, enquanto 132 malaios combatem nas fileiras do EI em território iraquiano e sírio, de acordo com dados do Ministério do Interior.

A Malásia tem uma população de quase 30 milhões de habitantes, dos quais 61% pertencem à comunidade muçulmana, majoritariamente moderada.

O grupo fundamentalista Abu Sayyaf surgiu em 1991 em Basilan, fundado por ex-combatentes da guerra do Afeganistão, e se destaca pela violência com que atua e pelos sequestros que comete para se financiar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos