Carro-bomba deixa ao menos 3 mortos e 12 feridos no Iraque

Bagdá, 24 jan (EFE).- Ao menos três pessoas morreram nesta terça-feira e outras 12 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba no bairro de Al Nahda, no centro da capital do Iraque, Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte da polícia iraquiana.

Alguns feridos no ataque, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), se encontram em estado grave, e a ação também causou numerosos danos em automóveis, lojas e edifícios próximos ao local no qual estava estacionado o carro-bomba.

As forças de segurança iraquianas reforçaram as medidas de segurança na região para prevenir possíveis novos ataques, acrescentou a fonte.

O EI reivindicou a autoria do atentado, segundo informou a agência de notícias "Amaq", que é vinculada aos jihadistas.

Segundo essa agência, o ataque foi dirigido contra os muçulmanos xiitas, que o EI considera "renegados" e são o principal alvo de seus ataques no Iraque.

O atentado é uma reação às ações das forças conjuntas iraquianas, que tentam concluir a ofensiva para expulsar o EI do leste da cidade de Mossul, no norte do país.

Os jihadistas se entrincheiraram em um bairro do nordeste da cidade e ainda controlam todos os distritos na margem oeste do rio Tigre, assim como amplos territórios no resto da província de Ninawa, da qual Mossul é capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos