Chanceleres da Celac iniciam reunião prévia a cúpula

Bávaro (R.Dominicana), 24 jan (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) iniciaram nesta terça-feira uma reunião, na qual aprovarão os documentos e declarações que serão assinados pelos chefes de Estado e de governo ao término da cúpula do organismo.

O chanceler dominicano, Miguel Vargas, inaugurou a reunião de chanceleres da Celac ressaltando a necessidade de fortalecer este mecanismo de diálogo e de conciliação política.

Após a reunião de chanceleres, será inaugurada a V Cúpula da Celac, na qual a República Dominicana passará a presidência temporária do organismo a El Salvador.

Entre os assuntos abordados, esteve o fim do bloqueio por parte dos Estados Unidos a Cuba e a devolução de Guantánamo à ilha, o que, segundo fontes diplomáticas, tem o apoio de todos os países da Celac.

Outros dos documentos revisados pelos chanceleres tratam sobre a pobreza, migração, a luta contra o narcotráfico, desarmamento nuclear, questões de gênero e financiamento ao desenvolvimento, assim como o conflito das Malvinas.

Durante o almoço dos chanceleres, a secretária executiva da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, fará uma apresentação sobre o "Panorama Econômico e Social da América Latina e o Caribe 2017".

Na cúpula estarão presentes o presidente cubano, Raúl Castro, que fará sua primeira viagem internacional desde a morte de seu irmão Fidel, em novembro, e o equatoriano, Rafael Correa, que participará pela última vez da reunião regional, já que seu mandato termina em maio.

Também confirmaram presença os líderes de México, Enrique Peña Nieto; Colômbia, Juan Manuel Santos; Bolívia, Evo Morales; Venezuela, Nicolás Maduro, e Nicarágua, Daniel Ortega, enquanto a presidente do Chile, Michelle Bachelet, cancelou sua viagem à cúpula devido a uma onda de incêndios florestais em seu país.

Os presidentes de Haiti, Jocelerme Privert; Dominica, Charles A. Savarin; El Salvador, Salvador Sánchez Cerén; e Guiana, David Granger, também comparecerão à cupula.

A Celac é integrada por todos os países da América, exceto EUA e Canadá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos