Prefeita de Roma é convocada prestar depoimento por nomeação de assessor

Roma, 24 jan (EFE).- A prefeita de Roma, Virginia Raggi, foi convocada a comparecer no próximo dia 30 à Promotoria da cidade para depor em uma investigação sobre a nomeação do irmão de um ex-assessor, detido em dezembro por corrupção.

Virginia explicou nesta terça-feira em sua página no Facebook que a convocação se deve ao caso relacionado à nomeação "já revogada" do chefe do Departamento de Turismo da Prefeitura, Renato Marra.

Renato é irmão de Raffaele Marra, um dos ex-assessores mais próximos da prefeita e que foi detido em dezembro acusado de corrupção por uma investigação de 2013.

"Estou muito serena, tenho total confiança na magistratura, como sempre. Estamos preparados para dar qualquer esclarecimento", escreveu a prefeita na rede social.

Virginia, do Movimento Cinco Estrelas (M5S), comparecerá à Procuradoria no próximo dia 30 de janeiro, informa a imprensa local, que assegura que a prefeita está sendo investigada por um crime abuso de autoridade, assim como o próprio Raffaele Marra.

Marra foi detido em dezembro por suposta corrupção cometida em 2013, quando estava à frente do Departamento de Habitação na gestão de Gianni Alemanno, do partido Aliança Nacional.

Sua detenção aconteceu dias depois da polêmica renúncia da assessora para Meio ambiente de Roma, Paola Muraro, acusada de vários crimes em seus 12 anos como conselheira da empresa pública de coleta de lixo, a AMA.

Após os escândalos na prefeitura da capital italiana, a militância do M5S aprovou no início de janeiro um código de ética que estipula que investigações sobre um de seus representantes não implicariam uma sanção imediata, como a expulsão, pois isto só ocorreria em caso de uma sentença por um crime cometido com dolo.

Alguns veículos de imprensa consideraram então que o código foi elaborado para proteger Virgina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos