Ícone da TV americana, atriz Mary Tyler Moore morre aos 80 anos

Nova York, 25 jan (EFE).- A lendária atriz Mary Tyler Moore faleceu nesta quarta-feira em um hospital do estado de Connecticut aos 80 anos de idade, após seu estado de saúde piorar em decorrência de diabetes, informou a agente da artista.

Protagonista durante muitos anos de um popular programa batizado com seu nome, a atriz estava internada e respirava com ajuda de aparelhos desde a semana passada, segundo a imprensa americana.

"Mary Tyler Moore morreu cercada por amigos e seu marido há 33 anos, Robert Levine", afirmou em comunicado a agente Mara Buxbaum.

"Uma atriz inovadora, produtora e defensora apaixonada da Fundação de Pesquisa do Diabetes Juvenil, Mary será lembrada como uma visionária valente que acendia o mundo com seu sorriso", acrescentou a representante da atriz.

Antes de protagonizar "The Mary Tyler Moore Show" de 1970 a 1977, pelo qual ganhou três prêmios Emmy, a atriz se destacou no programa "The Dick Van Dyke Show", ganhando dois Emmy (1964 e 1966).

Moore foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 33 anos e, desde então, dedicou muitos anos a estimular a educação sobre a doença.

A atriz também confessou em duas autobiografias que tinha sofrido de alcoolismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos