May aceita publicar livro branco sobre o "Brexit"

Londres, 25 jan (EFE).- O governo do Reino Unido publicará um livro branco para detalhar os planos para a saída do país da União Europeia (UE), processo que ficou conhecido como "Brexit", confirmou nesta quarta-feira a primeira-ministra, Theresa May.

Na sessão semanal de perguntas à primeira-ministra na Câmara dos Comuns, May aceitou incluir seus objetivos de negociação com a UE em um documento, após os pedidos dos deputados para que haja um debate sobre a estratégia do governo.

"Reconheço que há um apetite nesta câmara para ver o plano sobre o 'Brexit' em um livro branco. Posso confirmar que nosso plano será incluído em um livro branco que será publicado", indicou May.

A primeira-ministra reiterou que busca firmar o "melhor acordo possível" em matéria comercial para transformar o Reino Unido em um país "verdadeiramente global", que olhe além da UE.

Parlamentares de diferentes partidos defenderam que o governo divulgue um livro branco, apesar de May ter revelado na semana passada detalhes de suas futuras conversas com o bloco.

A decisão de May foi divulgada um dia depois de a Suprema Corte do Reino Unido, principal instância judicial britânica, ter determinado que o governo precisa do aval do parlamento para ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia as conversas para retirar o país do bloco comunitário.

De acordo com a imprensa local, o governo pode apresentar amanhã o projeto de lei para dar sequência ao "Brexit" no parlamento. Depois da decisão da Suprema Corte, May decidiu manter o calendário de ativar o artigo antes do fim de março.

Se os planos se cumprirem, a expectativa é que o Reino Unido estará fora da UE em meados de 2019.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos