"Relação com o México "será muito melhor" após construção do muro, diz Trump

Washington, 25 jan (EFE).- O presidente dios Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que a relação de seu país com o México "será muito melhor" após a construção de um muro na fronteira que ele havia proposto.

"Nossa relação com o México será muito melhor", afirmou Trump em um ato no Departamento de Segurança Nacional poucos minutos após assinar o decreto executivo que permite o início "em meses", segundo ele, de uma "grande barreira física na fronteira".

O bilionário, que está há cinco dias no poder, disse que terá "uma estreita coordenação com o México no combate aos cartéis do narcotráfico e na contenção do fluxo de armas ilegais".

"Há oportunidades financeiras para os dois lados da fronteira", acrescentou, sem dar detalhes.

Mais cedo, Trump insistiu que o México "reembolsará" os Estados Unidos pelo custo da construção do muro em uma entrevista à rede de televisão "ABC".

As declarações do presidente americano, que cumpria sua principal e mais controversa proposta eleitoral, coincidem com a presença do chanceler mexicano, Luis Videgaray, e do secretário de Economia do país, Ildefonso Guajardo, em Washington para reuniões planejadas na Casa Branca com funcionários do alto escalão do governo americano.

No entanto, estes encontros ainda não foram confirmados oficialmente.

Os dois membros do governo mexicano também preparariam a visita anunciada para a próxima terça-feira do presidente Enrique Peña Nieto a Washington para se reunir com Trump, em meio à polêmica pela construção do muro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos