PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Chanceler mexicano confirma visita de Peña Nieto aos EUA na próxima semana

Chanceler mexicano confirmou reunião entre Peña Nieto e Trump no dia 31 - Ginnette Riquelme/Reuters
Chanceler mexicano confirmou reunião entre Peña Nieto e Trump no dia 31 Imagem: Ginnette Riquelme/Reuters

No México

26/01/2017 03h56

O ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, afirmou na quarta-feira (25) que a reunião entre o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, prevista para o próximo dia 31, está confirmada, mesmo com pedidos de cancelamento por parte de políticos mexicanos.

"Quero esclarecer que a reunião de trabalho entre os presidentes em Washington, na próxima terça-feira, segue confirmada. Quero ser muito claro, a reunião, por enquanto, segue de pé", disse Videgaray, durante entrevista para emissora Televisa.

Diversos políticos mexicanos pediam para que Peña Nieto cancelasse a reunião com Trump, depois que ele ordenou a atribuição de fundos para a construção do muro entre a fronteira que prometeu erguer, assim como outras medidas contra os imigrantes ilegais.

Questionado sobre a coincidência dessas medidas com sua visita e a do secretário de Economia, Ildefonso Guajardo, a Washington, Luis Videgaray disse que em seu encontro com representantes de Trump na Casa Branca as autoridades mexicanas expressaram estranheza e mal-estar.

"Expressamos nosso sério estranhamento diante de algo que não corresponde aos gestos e expressões construtivas, positivas, que teve o governo do México várias vezes com o povo dos EUA nesta nova etapa", afirmou.
 

Internacional