EI usa barcos para cruzar rio e atacar tropas iraquianas no leste de Mossul

Erbil (Iraque), 26 jan (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) atacou tropas iraquianas que estão nos bairros do leste de Mossul, no norte do país, depois de atravessarem o rio Tigre, que divide a cidade, em dezenas de pequenos barcos.

Os jihadistas aproveitaram o mau tempo registrado durante a madrugada, com chuva e vento intenso, para atravessar o rio que corta divide o leste e o oeste de Mossul, disse à Agência Efe o comandante das forças antiterrorismo do Iraque, Abdelwahab al Saadi.

Os integrantes do EI desembarcaram em dois bairros centrais, onde enfrentaram as tropas iraquianas. Al Saadi afirmou que ataque foi repelido, dezenas de jihadistas foram mortos e que os barcos utilizados por eles foram destruídos.

Os aviões que apoiam os soldados do Iraque realizaram bombardeios contra posições do EI na metade oeste da cidade, em bairros que ficam perto da Prefeitura de Mossul e do Clube da Polícia.

Nenhuma das pontes de Mossul está em condições operacionais. Todas foram bombardeadas por aeronaves da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos em uma tentativa de isolar o EI.

Na fuga para a parte oeste da cidade, o EI instalou explosivos nas pontes que ainda estavam parcialmente de pé para dificultar o avanço dos soldados do Iraque.

Após três meses de ofensiva, as tropas iraquianas conseguiram na última terça-feira concluir a libertação da metade leste de Mossul. Agora, as forças governamentais se preparam para iniciar o assalto à parte oeste da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos