Trump diz que acordou com aviso de Peña Nieto sobre cancelamento de reunião

Washington, 26 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que acordou com a informação de que o colega mexicano, Enrique Peña Nieto, havia cancelado a reunião entre ambos marcada para a próxima terça-feira na Casa Branca porque, segundo sua opinião, seria um encontro "estéril".

"O presidente do México e eu decidimos cancelar nossa reunião planejada para a próxima semana", explicou Trump em discurso na Filadélfia, onde participa de uma reunião de congressistas republicanos.

"A menos que o México tratasse os EUA de forma justa, com respeito, essa reunião seria estéril e quero seguir um caminho diferente. Não temos opção", argumentou Trump.

Para Trump, o México tratar os EUA de maneira justa e respeitosa significa que o país vizinho aceitará pagar o muro que ele quer construir na fronteira entre ambos para frear a imigração ilegal, o que foi categoricamente rejeitado por Peña Nieto.

O magnata republicano enfatizou nesta quinta-feira que deixou "claro" ao governo mexicano que os americanos "não pagarão" por esse muro, ao ressaltar a importância da segurança fronteiriça.

Nesta manhã, Trump ameaçou cancelar a reunião com Peña Nieto caso o México não estivesse disposto a pagar pelo "tão necessário" muro, argumento que o líder mexicano respondeu com a suspensão da viagem aos EUA.

"Se o México não está disposto a pagar pelo tão necessário muro, então seria melhor cancelar a iminente reunião (com Peña Nieto)", afirmou Trump em sua conta pessoal no Twitter.

A resposta de Peña Nieto também chegou pelo Twitter.

"Nesta manhã, informamos à Casa Branca que não comparecerei à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o presidente americano", afirmou Peña Nieto.

Antes das declarações de Trump na Filadélfia, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse que seria estudada uma data "algo no futuro" e manter com o México "as linhas de comunicação abertas". EFE

mb/vnm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos