Casa Branca não se compromete a deixar de falar sobre pagamento do muro

Washington, 27 jan (EFE).- A Casa Branca evitou confirmar se os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do México, Enrique Peña Nieto, concordaram durante uma conversa por telefone sobre não falar publicamente sobre quem pagará pelo muro na fronteira comum.

A Casa Branca divulgou um comunicado que é praticamente idêntico ao divulgado pelo México, mas omite a referência ao suposto compromisso firmado entre Trump e Peña Nieto para não voltar a falar do polêmico tema do pagamento do muro.

"Com relação ao pagamento do muro fronteiriço, os dois presidentes reconheceram suas claras e muito públicas diferenças de posição neste tema, mas acertaram resolver essas diferenças como parte de uma discussão integral de todos os aspectos da relação bilateral", indicou o comunicado divulgado pela Casa Branca.

A versão publicada pela presidência do México é igual, mas inclui a seguinte frase: "Os presidentes também concordaram por enquanto não falar publicamente deste tema controverso".

A Casa Branca não explicou a omissão.

Trump tornou como um marco de seus discursos eleitorais a insistência de que o México pagará pelo muro que ele planeja construir na fronteira. Nesta semana, em entrevista a uma emissora local, ele voltou a falar que o país vizinho reembolsaria os EUA pela construção da barreira.

Peña Nieto cancelou uma viagem a Washington ontem, após Trump ter assinado uma ordem executiva que determinava o "início imediato" da construção do muro na fronteira.

"Tivemos uma ligação muito, muito boa. Vamos trabalhar em uma relação justa", afirmou Trump sobre a conversa com Peña Nieto.

Trump disse que o México se aproveitou dos EUA em matéria comercial por causa do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) e reiterou que renegociará seu conteúdo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos