Em meio à crise por muro, Trump e Peña Nieto conversam por telefone

Washington, 27 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo do México, Enrique Peña Nieto, conversaram por telefone nesta sexta-feira durante cerca de uma hora, em meio à crise diplomática entre os dois países.

Fontes do governo americano confirmaram a conversa à Agência Efe, que aconteceu depois que Peña Nieto cancelou ontem a visita que tinha programado para a próxima semana à Casa Branca.

Peña Nieto desistiu da viagem após a divulgação da ordem executiva assinada por Trump para construir um muro na fronteira mexicana e assegurar que seu custo será "reembolsado em 100%" pelo México.

"Se o México não está disposto a pagar o tão necessário muro, então seria melhor cancelar a iminente reunião (com Peña Nieto)", escreveu Trump em seu perfil pessoal no Twitter, que segue usando apesar de ter conta a oficial atribuída ao presidente dos Estados Unidos (@POTUS).

A resposta de Peña Nieto não demorou e também chegou através do Twitter: "Nesta manhã informamos à Casa Branca que não comparecerei à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS".

Ainda se desconhecem os detalhes da conversa de hoje e de que parte surgiu a iniciativa da ligação, embora os dois governos tenham manifestado sua intenção de manter o diálogo.

No entanto, o governo mexicano reiterou que para eles "é inaceitável" arcar com as despesas da barreira que o multimilionário quer construir, enquanto Trump segue prometendo que encontrará uma maneira para que os mexicanos reembolsem os custos.

Neste sentido, o presidente americano propôs nesta quinta-feira a ideia de impor um imposto de 20% sobre todas as importações procedentes do México para custear o muro que quer construir na fronteira comum.

No entanto, esse imposto não pode ser aplicado de forma imediata, já que está vigente o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), assinado por EUA, Canadá e México há mais de duas décadas. EFE

rg-llb/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos