May afirma que Trump apoia 100% a Otan

Washington, 27 jan (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou nesta sexta-feira, após se reunir na Casa Branca com o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o republicano "apoia 100%" a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), apesar das várias críticas feitas por ele à aliança.

"Acredito que o senhor presidente me disse que apoia em 100% a Otan", disse May durante entrevista coletiva conjunta e ganhando como resposta um "certo" de Trump.

"Estamos unidos em nosso reconhecimento da Otan como bastião de nossa defesa coletiva. Hoje reafirmamos nosso compromisso inquebrável com essa aliança", ressaltou a primeira-ministra.

May disse, no entanto, que também tinha conversado o novo presidente dos EUA sobre a importância de a Otan se manter equipada para combater o terrorismo, as ameaças cibernéticas e as formas mais convencionais de guerra.

Trump afirmou várias vezes ao longo da campanha eleitoral que considerava a Otan como "obsoleta". Já eleito, o presidente reiterou essa opinião em entrevista à imprensa europeia.

O republicano também criticou os membros europeus da Otan por não fornecer recursos suficientes à aliança, sugerindo que poderia reduzir o apoio americano.

Apesar das críticas de Trump, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, expressou a confiança de que o novo presidente dos EUA manterá seu compromisso com o órgão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos