Berlusconi será julgado por suposta corrupção em atos judiciais

Roma, 28 jan (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, será julgado por suposta corrupção em atos judiciais, acusado de ter pagado várias jovens que participaram de suas festas para que prestassem falso testemunho nos tribunais.

A decisão foi tomada neste sábado pelo juiz em primeira instância de Milão, Carlo Ottone De Marchi, após aceitar o pedido da procuradoria, que acusa o ex-primeiro-ministro de entregar recentemente pagamentos em dinheiro a várias mulheres para que não prestassem depoimento contra Berlusconi em um processo no qual está envolvido, segundo a imprensa local.

A procuradoria considera que Berlusconi pagou cerca de 10 milhões de euros em somas que rondavam entre 2.000 e 3.000 euros a várias meninas que participaram de suas festas, conhecidas como Bunga Bunga, e que estão sob investigação judicial acusadas de prestar falso testemunho nos tribunais no caso "Ruby".

O processo judicial começará no próximo dia 5 de abril, segundo os veículos de comunicação italianos.

O caso "Ruby" deve seu nome à jovem marroquina Karima el Mahroug, conhecido como Ruby, com quem o político manteve relações sexuais quando ela era menor de idade, o que lhe valeu um julgamento por prostituição infantil e abuso de poder, embora tenha sido finalmente absolvido após alegar desconhecer sua idade.

Após este, aconteceu o que ficou conhecido como julgamento "Ruby bis", no qual foram condenados em segundo grau seus colaboradores: o jornalista Emilio Fede, o representante de artistas Lele Mora e a política e atriz Nicole Minetti, por indução à prostituição e prostituição.

Atualmente está em curso o chamado "Ruby Ter", que investiga se Berlusconi pode ter comprado o silêncio dos acusados para que não incriminassem ele e seus colaboradores durante os julgamentos derivados de suas polêmicas festas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos