Forças governamentais expulsam Estado Islâmico de cidade no norte de Aleppo

Cairo, 28 jan (EFE).- As forças do governo da Síria tomaram nas últimas horas o controle da cidade de Ain al Yahsh, na província de Aleppo, que estava sob domínio do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Com esta cidade, situada ao sudoeste da cidade de Al Bab, as forças governamentais arrebataram 19 localidades do EI desde o último dia 17 de janeiro, quando se iniciou de uma ofensiva contra os jihadistas no nordeste de Aleppo, segundo a ONG.

Os enfrentamentos continuam hoje entre os soldados leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, e os combatentes do EI ao sudoeste de Al Bab, reduto principal do grupo radical na província de Aleppo.

Além disso, dez pessoas ficaram feridas, entre elas crianças e mulheres, por um bombardeio das forças governamentais contra áreas em Al Bab, indicou o Observatório.

Nas imediações de Al Bab, se encontram também as forças turcas que respaldam os rebeldes sírios na ofensiva chamada "Escudo do Eufrates", que tem como objetivo expulsar os terroristas de Aleppo e impedir o avanço das milícias curdas na região.

Apesar da grande presença turca nos arredores de Al Bab, ainda não foi possível entrar no interior da cidade, segundo dados da ONG. EFE

se/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos