Hollande afirma que Europa "deve responder" a medidas de Trump

Lisboa, 28 jan (EFE).- O presidente da França, François Hollande, ressaltou neste sábado que a Europa tem seus próprios valores, com base nos quais "devemos responder" o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, porque "o que está em pauta é o populismo".

"A Europa não é protecionista, Europa não é fechada, tem valores e princípios", disse o chefe do Estado francês em Lisboa, onde participa da cúpula mediterrânea dos países do sul da Europa.

"Quando há declarações que vêm do presidente dos Estados Unidos sobre a Europa, quando fala do modelo do 'Brexit' para outros países, acredito que devemos respondê-lo, e quando toma medidas protecionistas que podem desestabilizar outras economias, devemos respondê-lo", destacou Hollande.

Ao ser perguntado pela conversa telefônica que terá com Trump, Hollande disse que será uma discussão para firmar posição e iniciar um diálogo com firmeza sobre questões que preocupam a todos, como a situação na Síria e no Iraque, e a relação com a Rússia.

"A Europa dever ser ela mesma e atuar em função de seus valores, de seus princípios e de seus interesses", acrescentou o presidente francês.

Em sua opinião, chegou a hora da verdade para os europeus, "é preciso saber o que fazemos juntos" e por que razão, e este será o desafio da cúpula de março em Roma, na qual serão lembrados os 60 anos do tratado que assentou as bases da então Comunidade Econômica Europeia.

"A Europa é uma força, a Europa é uma garantia, a Europa é uma proteção, a Europa é também um espaço de liberdade e de democracia", disse Hollande após posar para foto oficial do encontro com os outros seis líderes dos países do sul da Europa.

Além de Hollande, participam da reunião de Lisboa o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy; o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras; o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades; o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni; o de Malta, Joseph Muscat, e, como anfitrião, o de Portugal, António Costa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos